Qual é a melhor forma de aquecer a casa no Inverno?


Aquecimento eléctrico 
Os “velhinhos” aquecedores eléctricos são a forma mais imediata e mais barata de resolver o “problema” do aquecimento. Mas apesar das vantagens, a longo prazo não é económico. Os custos de electricidade são demasiado altos e raramente conseguem aquecer uma divisão grande, como uma sala ou um quarto maior. Além disso, tendo em conta que a maioria das casas Portuguesas não tem um bom certificado energético, o aquecimento tem de estar ligado a toda a hora. No entanto, pode ser uma solução para as casas de banho, onde o uso é esporádico depois dos banhos.

Salamandra a pellets 
Uma opção mais económica para aquecer a casa com divisões de mais de 20 m2 pode ser a salamandra a pellets. Exige algum investimento inicial, é certo – mas o custo dos pellets é relativamente baixo. O único inconveniente é que precisa de uma chaminé e, se a sua casa não a tiver, construir uma pode ser complicado (além de ser um custo extra a ter em consideração). O outro inconveniente é limpar a salamandra e eliminar os pellets com regularidade, mas ainda assim não se compara com limpar uma lareira “verdadeira”!

Piso radiante 
O piso radiante é a opção mais difícil de instalar. Geralmente, tem de existir de raiz ou após uma remodelação total, pois é preciso levantar o piso e os rodapés em todos os compartimentos. Depois, há duas formas de instalar: uma é o piso eléctrico, que em Portugal terá sempre a desvantagem do custo da electricidade, e outra é o piso hidráulico, à base de água quente, mais semelhante às caldeiras. Em relação às outras opções, tem uma vantagem nítida: não exige limpeza, nem sequer dos filtros, e não seca o ar da mesma forma. Também é mais eficiente a “espalhar” o calor e, portanto, muito popular nos países frios!

Ar-condicionado
Sem dúvida, a opção que muitos Portugueses preferem para aquecer a casa no Inverno. O ar-condicionado fica mais económico do que os aquecedores eléctricos e ainda tem a vantagem de proporcionar fresco no Verão, naqueles dias em estão 40ºC à sombra. Claro que não são só vantagens: é preciso limpar constantemente os filtros para não estarmos sempre a respirar bactérias, o calor não se espalha irmamente e é preciso cuidado com as águas paradas. Em muitos prédios, as caixas de ar-condicionado precisam de ficar escondidas – o que significa abdicar de uma varanda, mas isso é o menos quando temos a casa quente, certo? 

Comentários

Mensagens populares