Que piada tem o Natal?

O Natal está cada vez mais perto... era suposto eu estar contente? Pois... estou e não estou! Estou, porque assim que o Natal chegar, passa logo. E não estou, porque começo a não achar piada a esta altura do ano. As luzinhas, as decorações por todo o lado, a azáfama para comprar as prendas e, consequentemente, a confusão nos centros comerciais. Não há pachorra!

Este ano decidi não montar a árvore de Natal nem comprar prendas para ninguém. Só porque é Natal sou “obrigada” a oferecer presentes a todos? Tenho que estar forçosamente à procura de algo para X ou Y? Prefiro oferecer um presente quando encontrar a coisa certa para a pessoa certa. Também é difícil descobrir algo original nesta altura... e, continuo a dizer, não se pode circular nos centros comerciais. Pelo menos quando eu posso lá ir fazer compras, parece que toda a gente se lembra do mesmo. Assim que vejo aquela confusão só me apetece desistir. E acho que sim! Acho que já desisti do Natal. Não me importo que não receba prendas (é justo! Também não vou dar nada a ninguém), não me importo que a minha casa não tenha todos aqueles enfeites natalícios nem me importo com os doces (também é coisa que não aprecio!). Só me importo de não estar nesse dia com a minha família. Este ano tudo mudou. Quando eu era criança, sim, adorava o Natal. Fazia questão de montar a árvore, pedia aquele brinquedo que anunciava na TV e também espreitava os presentes antes do dia. Quem nunca o fez?

Agora lembrar-me de contribuir para uma campanha de solidariedade, dar o meu donativo ou visitar as criancinhas que estão internadas no Hospital só porque é Natal? Isso não! É preciso ser Natal para as pessoas se lembrarem de ser generosas?
Aposto que os “admiradores” do Natal estão a chamar-me de “desmancha-prazeres”. Chamem o que quiserem. Realmente este ano o espírito natalício não está comigo. O Natal cada vez significa menos para mim. Nem como festa religiosa tem importância. Esta altura é um apelo autêntico ao consumo e ao cinismo. Não estou para isso!
Nem sequer vou enviar sms ou postais de Natal a todos os meus contactos. Não vou fazer como a maioria que passa o ano inteiro sem se lembrar dos “amigos” e quando chega o Natal lá envia aquela sms que, ainda por cima, é igual para todos.
Depois destas razões todas, a única coisa que eu peço ao Pai Natal é que este dia passe depressa...

Comentários

Mensagens populares